ALAGOAS – Secretaria de Saúde implementa projeto de saúde mental para comunidades quilombolas em Alagoas.

No último dia 19 de novembro de 2024, a Secretaria de Saúde de Alagoas iniciou um projeto inovador com o objetivo de tratar a saúde mental da população quilombola do estado. A iniciativa, denominada Projeto Mate Masie, é uma parceria envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e a Defensoria Pública do Estado.

O Projeto Mate Masie garante assistência psicossocial aos quilombolas alagoanos, proporcionando atendimento médico, oficinas culturais e iniciativas de geração de renda. A ação visa respeitar as diversidades de gênero, raça e etnia, contribuindo para a construção coletiva de estratégias de cuidado e capacitação dos profissionais de saúde.

Por meio de ações itinerantes, como visitas domiciliares, rodas de conversa com mulheres, oficinas de capoeira e de geração de renda, o projeto tem impactado positivamente a vida dos quilombolas. Além disso, são oferecidos serviços como emissão da Carteira de Identidade e do Cartão Cria, bem como atendimento da Defensoria Pública do Estado.

Uma moradora beneficiada pelo Projeto Mate Masie é Maria Antônia da Conceição, de 70 anos, residente do Povoado Jacu, em Poço das Trincheiras. Durante a visita da equipe do projeto, ela elogiou o atendimento médico e expressou gratidão por receber assistência em casa, já que enfrenta dificuldades de deslocamento devido a problemas de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância de compreender as diferentes realidades das localidades alagoanas para desenvolver ações eficazes em prol da população. Ele ressaltou o compromisso da Sesau em atender às demandas dos povos quilombolas e garantir a saúde de todos por meio de iniciativas como o Projeto Mate Masie.

Com Alagoas sendo o 6º estado brasileiro com maior população quilombola, o projeto já realizou 12 visitas a comunidades quilombolas, totalizando 1.440 atendimentos. Dentre as ações realizadas estão atendimentos psicossociais, oficinas culturais e de geração de renda, além de emissões de documentos e atendimentos da Defensoria Pública do Estado.

O Projeto Mate Masie, executado pela Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap), envolve também outras secretarias e órgãos do estado, como a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Economia Criativa, a Secretaria da Primeira Infância e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas.

Em suma, o Projeto Mate Masie representa um passo significativo na promoção da saúde mental e na garantia de direitos da população quilombola de Alagoas, reforçando a importância de projetos inclusivos e abrangentes para o bem-estar e qualidade de vida de todos os cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo