A placa, que traz a inscrição em português e inglês, destaca a importância do local como palco para o encontro dos chefes de Estado e de Governo do G20 nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, com o objetivo de dialogar e contribuir para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Além do presidente e do prefeito, estiveram presentes no ato o embaixador Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, e outras autoridades como Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, e Eduardo Cavaliere, secretário municipal da Casa Civil. Também marcaram presença Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20, e Yole Mendonça, diretora do MAM.
A cerimônia de inauguração da placa simboliza o comprometimento do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro com a promoção do diálogo e cooperação entre os líderes mundiais em busca de soluções para os desafios globais. O Museu de Arte Moderna se consolida como um espaço de relevância internacional, capaz de sediar eventos de grande importância e promover debates que impactam diretamente a sociedade.
Com essa iniciativa, o Brasil reforça seu papel como anfitrião acolhedor e comprometido com a construção de um mundo mais igualitário e sustentável, mostrando ao mundo a capacidade de organização e hospitalidade do país.