ALAGOAS – Campanha do Dia da Consciência Negra tem 100% de participação negra no vídeo, trazendo representatividade e diversidade para as telas

Na manhã de hoje, dia 20 de novembro de 2024, uma campanha inovadora em homenagem ao Dia da Consciência Negra foi publicada, marcando presença no cenário midiático com um vídeo 100% produzido por pessoas negras. Inspirado no poema “O Canto da Liberdade”, o material contou com a participação de mais de 50 colaboradores, em um esforço conjunto para promover a representatividade e combater o racismo estrutural.

Com um minuto de duração, o vídeo destaca algumas das iniciativas do Governo de Alagoas em prol da população negra, como cotas raciais, políticas públicas para juventude, preservação dos saberes ancestrais e apoio às mulheres negras e comunidades quilombolas. Este projeto visa não só celebrar a diversidade, mas também sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito e da igualdade racial.

O material audiovisual foi lançado pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e recebeu elogios pela sua abordagem inclusiva. Pelo segundo ano consecutivo, a Secom mobilizou profissionais negros em todas as etapas de produção, consolidando um compromisso com a representatividade e a diversidade nas mídias institucionais. O secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, ressaltou a importância de incluir vozes diversas e autênticas na construção de conteúdos governamentais.

A participação da cantora Naná Martins e de sua mãe, Mãe Neide Oyá D’Oxum, trouxe ainda mais emoção e autenticidade à campanha. Ambas interpretaram a música “Zumbi, Meu Rei”, de Chica Xavier, em um cenário simbólico na Serra da Barriga. O poema de Solano Trindade, um dos principais artistas negros do Brasil, ecoou nas montanhas alagoanas, reforçando a mensagem de liberdade e resistência.

Ao final da produção, mais de 50 pessoas compartilharam suas experiências e talentos para dar vida a um projeto que vai muito além do entretenimento. A voz de Naná Martins ecoou como um grito de liberdade, alcançando todos os cantos de Alagoas. Esta iniciativa destaca o compromisso do Estado em promover a inclusão e valorizar a diversidade, construindo assim um futuro mais igualitário e justo para todos os cidadãos.

Sair da versão mobile