O secretário de Governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas, destacou a importância da Serra da Barriga como um símbolo de resistência da cultura negra e das religiões de matriz africana. Além disso, ressaltou o potencial turístico do local e o objetivo de torná-lo reconhecido nacional e internacionalmente como o maior quilombo do mundo.
A programação do evento foi realizada por meio de uma parceria entre diversas entidades, como a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Ministério da Cultura, a Fundação Palmares e a Universidade Federal de Alagoas. Diversas atividades culturais e homenagens aconteceram, exaltando a história e o legado do povo negro, incluindo figuras icônicas como Zumbi e Dandara dos Palmares. Manifestações culturais, apresentações de capoeira, danças afro e exposições artísticas enriqueceram a celebração, evidenciando a rica herança cultural afro-brasileira.
Durante a homenagem a Zumbi dos Palmares, o secretário Vitor Pereira foi recepcionado por religiosos de matriz africana e, em seguida, depositou coroas de flores no Memorial a Zumbi, prestando reverência aos líderes quilombolas Ganga Zumba e Zumbi.
O evento contou com a presença de autoridades como secretários de governo, o vice-prefeito de União dos Palmares, o reitor da Universidade Federal de Alagoas e a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, além da participação de diversas famílias e pessoas de todas as idades, demonstrando a importância da celebração para toda a comunidade.