Durante os três dias de workshop, os representantes alagoanos tiveram a oportunidade de compartilhar as boas práticas do Governo de Alagoas, que atualmente ocupa o 2º lugar no ranking dos Estados que mais aplicam recursos do fundo. O coronel Jobasine Almeida, assessor especial do Funesp na SSP, juntamente com outros membros da equipe, apresentou as estratégias eficientes adotadas em Alagoas para o uso dos recursos.
O coronel ressaltou a importância do evento como uma oportunidade para troca de conhecimento e experiências entre os representantes da União e dos Estados. Ele destacou que Alagoas se tornou uma referência nacional no uso eficiente dos recursos do FNSP e enfatizou a importância de disseminar práticas bem-sucedidas da gestão de segurança pública do estado.
O workshop também contou com apresentações de representantes do MJSP e de outros entes federativos, que compartilharam boas práticas para a execução dos recursos das transferências obrigatórias do FNSP. O Fundo Nacional de Segurança Pública tem como objetivo apoiar projetos na área de segurança e prevenção à violência, alinhados com as diretrizes do Plano de Segurança Pública do Governo Federal.
Administrado por um Conselho Gestor, o FNSP prioriza os entes federados que se comprometem com a realização de ações integradas, qualificação das forças de segurança e redução da criminalidade. Eventos como o II Workshop de Gestão e Execução do FNSP são fundamentais para fortalecer a segurança pública em todo o país e garantir uma gestão eficiente dos recursos destinados à área.