ALAGOAS – Workshop do Cria aborda avanços na vacinação infantil em Alagoas: estratégias, desafios e resultados em destaque

Na manhã desta quinta-feira, dia 21 de novembro de 2024, a Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria) realizou um Workshop em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o tema “Vacina+: Estratégias na Captação de Crianças Menores de 2 anos com atraso vacinal”. O evento teve como foco as ações do projeto Vacina + e contou com diversas palestras que abordaram as dificuldades, estratégias e resultados da vacinação infantil em Alagoas.

A Secretária Executiva de Gestão Interna da Primeira Infância, Rhaissa Paz, ressaltou a importância do evento para ampliar a cobertura vacinal no estado, destacando o trabalho realizado pelo Vacina + e sua relevância para a saúde das crianças. Paz enfatizou que os resultados alcançados até o momento foram frutos de um planejamento cuidadoso e do comprometimento dos profissionais envolvidos.

Durante o Workshop, foram apresentados dados sobre o projeto Vacina + em Alagoas, incluindo o censo vacinal realizado em 35 municípios ao longo deste ano. Com um total de 57 municípios participantes nos anos de 2023 e 2024, foi possível monitorar o progresso e a cobertura vacinal infantil em todo o estado.

As palestras abordaram temas como o microplanejamento das ações de vacinação, a atuação na Atenção Primária de Saúde e estratégias para aumentar a adesão à vacinação infantil. Palestrantes como a coordenadora de Imunização do Município de Pilar, Fernaciny Wandrley, compartilharam suas experiências bem-sucedidas para que possam ser replicadas em outras localidades.

O evento contou com a presença de representantes da Cria e da Sesau, reafirmando o compromisso das entidades com a promoção da saúde e bem-estar das crianças em Alagoas. O Workshop buscou não apenas apresentar os avanços da vacinação no estado, mas também estimular a troca de experiências e a busca por novas estratégias para garantir uma cobertura vacinal adequada em todo o território alagoano.

Sair da versão mobile