A prefeitura ressalta a importância de engajar crianças e adolescentes como multiplicadores de conhecimento no combate à dengue. Nas escolas, os alunos estão sendo incentivados a desenvolver materiais como cartazes, apresentações e jogos educativos, com o apoio de professores e grêmios estudantis. Essa abordagem visa reforçar a cultura de saúde e cidadania, fundamentais para a prevenção a longo prazo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as UBSs da cidade estarão disponíveis para a vacinação contra a dengue para o público alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam em São Paulo. Além disso, serão realizadas ações educativas internas e externas, fornecendo orientações sobre a eliminação de criadouros, sinais e sintomas da dengue, e a importância de buscar atendimento médico.
Durante o dia, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) e escolas municipais também estarão abertos para a participação em oficinas, rodas de conversa e apresentações educativas sobre o ciclo do mosquito e formas de prevenção. Atividades interativas envolvendo estudantes e comunidades locais também fazem parte da programação. As unidades abertas para essas atividades são CEU Três Pontes (zona Leste), CEU Jaguaré (zona Oeste), CEU Heliópolis – Profª Arlete Persoli (zona Sudeste), CEU Alvarenga (zona Sul), CEU Parque Novo Mundo (zona Norte) e EMEF Celso Leite Ribeiro Filho (Centro). A inciativa visa conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.