Diante do atual cenário político delicado na Argentina, com medidas que afetam a área cultural, o coordenador geral do evento, Sérgio Onofre, ressaltou a importância de chamar a atenção para a rica produção cinematográfica argentina. O país recebeu reconhecimento da Unesco em duas cidades como Cidades Criativas, assim como Penedo, o que fortalece os laços culturais entre os dois países.
Como parte das homenagens, o Circuito Penedo de Cinema terá em sua programação filmes como “A Outra Pele” (2018), com a presença da protagonista Maria Figueras e da diretora Inés de Oliveira; “Diamantis – Quem pode sobreviver ao paraíso perfeito?” (2017), dirigido por Eloy González; e “La Bolsita de Agua Caliente” (2023), de Yuliana Brutti.
Além da exibição de filmes, o evento oferecerá o Workshop Cinema e Literatura Argentina em Jorge Luis Borges, que explorará as interseções entre cinema e literatura por meio das obras do renomado autor argentino. A cerimônia de abertura contará com uma homenagem especial através de uma apresentação da Orquestra Sinfônica Universitária em alusão ao cinema argentino e à professora Natacha Gallucci.
A identidade visual do Circuito Penedo de Cinema, criada por Camila Fialho, buscou refletir a riqueza cultural de Penedo e as influências do cinema argentino, garantindo autenticidade e versatilidade na comunicação visual do evento. Com apoio de diversas instituições e órgãos, o Circuito promete ser um sucesso em 2024, fortalecendo os laços culturais entre Brasil e Argentina e celebrando a arte cinematográfica latino-americana com muito talento e criatividade.