No Rio Grande do Sul, os beneficiários continuarão a receber o pagamento no primeiro dia do calendário vigente, enquanto perdurar o estado de calamidade pública na região, decorrente das enchentes que assolaram o estado em maio deste ano.
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão prioridade no recebimento dos créditos. Aqueles com número final do cartão 1 serão contemplados no dia 25 de novembro, seguidos pelos demais de forma sucessiva, até que os beneficiários com cartão final 0 recebam no dia 6 de dezembro.
Já para os beneficiários que recebem acima do salário mínimo, os créditos serão disponibilizados no dia 2 de dezembro para aqueles com cartões finais 1 e 6. Posteriormente, os beneficiários com cartões finais 2 e 7 receberão no dia 3, seguidos pelos finais 3 e 8 no dia 4, finais 4 e 9 no dia 5, e, por fim, os finais 5 e 0 no dia 6 de dezembro.
É importante ressaltar que, em caso de feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício será realizado no próximo dia útil. O prazo para sacar os benefícios é até o final do mês subsequente ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não efetue o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.
Atualmente, o INSS realiza mensalmente o pagamento de cerca de 40 milhões de benefícios assistenciais e previdenciários. No mês de outubro, foram pagos 28.279.547 benefícios de até um salário mínimo. Enquanto 12.365.818 benefícios foram destinados aos beneficiários que ganham acima do piso nacional.
Em relação ao 13º salário, serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho. Não receberão o 13º salário os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
É importante mencionar que, em março deste ano, o governo federal antecipou o pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. Aqueles que receberam o benefício a partir de junho, após o crédito da segunda parcela do 13º salário, terão esse valor incluído no benefício mensal em parcela única.
Os beneficiários que terão o término do auxílio programado antes de 31 de dezembro de 2024 receberão o valor proporcional do abono anual.
Para consultar o valor dos créditos, os aposentados, pensionistas e beneficiários dos auxílios podem ligar para a Central 135, canal de atendimento telefônico do INSS. Também é possível acessar o site ou o aplicativo Meu INSS disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, com login e senha no portal Gov.br.
O INSS alerta sobre a circulação de fake news nas redes sociais, referente ao pagamento de um suposto “14º salário” ou “folha extra de 13º salário”. O Instituto ressalta que tais informações não são verídicas e pede atenção aos beneficiários para evitar possíveis fraudes.