O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas para diversas cidades do estado de Alagoas. Os avisos são divididos em duas categorias: perigo e potencial de perigo. O primeiro alerta, de perigo, abrange 52 municípios, enquanto o segundo, de potencial de perigo, foi direcionado para Maceió e outros 45 municípios alagoanos. Ambos os alertas estão em vigor até às 10h desta terça-feira (26).
De acordo com o Inmet, as cidades que estão sob alerta de perigo podem enfrentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que variam de 60 a 100 km/h. Com essas condições meteorológicas, existe o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Por outro lado, as cidades com potencial de perigo devem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem chegar a 40 km/h. Nesses locais, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.
Diante desse cenário, a população deve ficar atenta e seguir algumas recomendações de segurança. Em caso de rajadas de vento, é aconselhável não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia são medidas preventivas que podem ser adotadas.
Para mais informações ou em casos de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para auxiliar a população. É fundamental que a população das cidades em alerta de perigo e potencial de perigo esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar maiores danos.
Confira abaixo a lista de cidades em alerta de perigo de chuvas em Alagoas:
Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Jequiá da Praia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Além disso, veja a lista das cidades em alerta de potencial perigo de chuva em Alagoas:
Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Pilar, Pindoba, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.
Diante dessas previsões meteorológicas, é importante que os moradores dessas cidades permaneçam atentos e adotem todas as medidas necessárias para garantir a segurança de suas famílias e de seus bens materiais. A prevenção e a consciência são fundamentais para enfrentar situações adversas causadas pelas condições climáticas.