Lula expressou sua satisfação com o desenrolar das eleições no Uruguai, destacando a importância da democracia e do respeito às escolhas populares. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”, escreveu o ex-presidente brasileiro em suas redes sociais.
Além disso, Lula reforçou o compromisso de cooperação entre Brasil e Uruguai, especialmente no âmbito do Mercosul e em outros fóruns internacionais. Segundo ele, os dois países seguirão trabalhando juntos em prol do desenvolvimento justo e sustentável, da paz e da integração regional.
Yamandu Orsi conquistou a presidência derrotando o candidato de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que contava com o apoio do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. A vitória do candidato da Frente Ampla representa uma mudança de rumo na política uruguaia e marca o retorno desse partido ao comando do país.
Com a vitória de Orsi, a expectativa é que o Uruguai fortaleça suas relações com os países vizinhos e mantenha um compromisso com políticas progressistas e inclusivas. O presidente eleito terá o desafio de governar em um cenário de incertezas e transformações, mas conta com o apoio de lideranças regionais como Lula para enfrentar os desafios que virão pela frente.