Os principais problemas relatados pelos consumidores incluem a não entrega ou a demora na entrega dos produtos, com 394 casos registrados. Além disso, houve reclamações sobre produtos ou serviços entregues de forma diferente do que foi pedido, incompletos ou danificados, totalizando 142 casos. Outras queixas envolvem pedidos cancelados após a finalização da compra, produtos ou serviços indisponíveis e a maquiagem de descontos.
Diante deste cenário, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dez recomendações para que os consumidores possam aumentar a segurança durante as compras na Black Friday. Entre as orientações, destaca-se a importância de dar preferência a lojas reconhecidas e verificar a reputação de páginas desconhecidas em sites de reclamações.
A Febraban também aconselha os consumidores a digitarem o endereço dos sites de compra diretamente no navegador e a desconfiarem de promoções com preços muito abaixo do valor real do produto. Além disso, é fundamental ter cuidado ao lidar com e-mails de promoções que contenham links e verificar a autenticidade das páginas das lojas nas redes sociais.
A entidade ressalta a importância de optar pelo pagamento com cartão virtual e utilizar serviços de avisos por SMS disponibilizados pelos bancos para informar sobre transações realizadas. É fundamental seguir essas dicas de segurança para evitar problemas durante as compras online, especialmente em épocas de promoções como a Black Friday.