A Mostra, que aconteceu na histórica Casa de Aposentadoria da cidade, foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Circuito Penedo de Cinema. A iniciativa visou propagar e dar visibilidade ao trabalho das escolas, incentivando a Ciência e a Tecnologia no ambiente educacional.
De acordo com Anderson Buarque, coordenador da ação, a Mostra representa um instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, envolvendo as escolas públicas da região. Mais de 30 projetos desenvolvidos ao longo do ano foram compartilhados durante o evento, que proporcionou um espaço rico em conhecimento e troca de experiências.
Uma das iniciativas apresentadas foi o projeto intitulado “Fala Estudante: O futuro começa agora, minha escola no caminho da educação antirracista”, desenvolvido por alunas da Escola Estadual Professor Ernani Méro. O projeto teve como propósito valorizar as comunidades quilombolas da região, promovendo a reflexão sobre a valorização das raízes culturais.
A participação dos alunos na Mostra Científico-Cultural foi destacada pela coordenadora da 9ª Gerência Especial de Educação (GEE) como uma oportunidade única para expor a criatividade desenvolvida em sala de aula. O evento abrilhantou o início do Circuito Penedo de Cinema, que será realizado até o dia 1º de dezembro e conta com o apoio de diversas instituições e órgãos públicos.
Em meio a um cenário repleto de inovação, arte e cultura, a Mostra Científico-Cultural de Penedo marcou o início de uma jornada de descoberta e aprendizado para os estudantes envolvidos, evidenciando o potencial transformador da educação aliada à ciência e à tecnologia.