Durante o encontro, os alunos foram apresentados aos projetos e atividades realizados pelo órgão ambiental. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer o Herbário MAC e a Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab), onde puderam aprender sobre métodos de análise de balneabilidade da água. Esses métodos são essenciais para avaliar a qualidade das águas em praias, rios e lagos, garantindo a segurança dos banhistas.
Além disso, os estudantes puderam observar a vasta coleção de plantas nativas catalogadas no Herbário MAC e aprender sobre os estudos da flora local. A visita proporcionou aos alunos um contato direto com processos de catalogação e preservação, enriquecendo seu conhecimento sobre a biodiversidade da região.
Para Nicolas Lessa, aluno do segundo ano do ensino médio, a experiência mais marcante foi conhecer a carpoteca, que mostrou o processo de armazenamento de frutas, além de aprender sobre frutas secas, espécies nativas e exóticas. Ele ressaltou a importância de instituições dedicadas a esses trabalhos para a preservação ambiental.
A professora de biologia Lane Lessa destacou a importância da visita ao IMA para complementar os conteúdos abordados em sala de aula sobre plantas e águas, contribuindo para a conscientização ambiental dos alunos.
Para agendar visitas ou solicitar projetos como o Barco Escola, as escolas e instituições interessadas devem enviar um ofício pelo Portal IMA+ (https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar), informando a quantidade de participantes e garantindo o cumprimento das normas de segurança durante a visita, como o uso de calça e sapato fechado.
Em resumo, a visita dos estudantes à sede do IMA foi uma oportunidade única de aprendizado prático e de conscientização ambiental, reforçando a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.