BRASIL – Produtores rurais do RS ganham mais prazo para renegociar dívidas após enchentes. Medida do CMN beneficia empreendimentos afetados pelas intempéries.

Os produtores rurais dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes receberam uma boa notícia: o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu prorrogar o prazo para renegociação das dívidas. Em uma reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (26), o CMN definiu novas datas para que as instituições financeiras possam estender as parcelas das linhas de crédito de custeio, investimento e industrialização contratadas com recursos controlados.

A medida beneficiará os produtores que tiveram parcelas vencidas entre 1º de maio e 13 de dezembro, que agora terão até o dia 16 de dezembro para regularizar a situação. Essa prorrogação é fruto do Decreto 12.138, editado em agosto, que busca auxiliar os empreendimentos rurais afetados pelas enchentes e desastres naturais que atingiram o estado nos meses de abril, maio e junho.

Para os produtores que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo Decreto 12.138 e que formalizaram o pedido de desconto até 30 de setembro, a prorrogação é automática. No entanto, para aqueles que tiveram seus pedidos negados pela Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural do Rio Grande do Sul, o CMN autorizou a renegociação das parcelas sem desconto, desde que a solicitação seja feita até 13 de dezembro.

A decisão do CMN foi tomada em uma reunião presidida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Essa iniciativa demonstra o comprometimento do governo em apoiar os produtores rurais que foram prejudicados pelas adversidades climáticas enfrentadas no estado.

Sair da versão mobile