ALAGOAS – Alagoas sedia Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, impulsionando debates e propostas para o evento de 2025.

Alagoas sediou o Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, evento que impulsionou debates e fortificou propostas para a realização da Conapir no próximo ano. O evento, que ocorreu na última terça-feira (26), no auditório da Uneal, marcou o início da mobilização para a Conferência Nacional.

Com o tema “22 anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: de onde viemos e para onde vamos”, o seminário foi promovido pelo CNPIR com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Durante o seminário, a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Manuela Lourenço, ressaltou a importância do evento para fortalecer a articulação entre os atores envolvidos na promoção da igualdade racial e fomentar o empoderamento das comunidades negras, quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana. Lourenço destacou que sediar esse evento demonstra o fortalecimento de Alagoas na construção da equidade e promoção de debates sobre as políticas públicas e estratégias para a superação do racismo e das desigualdades raciais no estado.

O seminário nacional é um dos elementos centrais para a estruturação da quinta edição da Conapir, convocada para os dias 25 a 29 de julho de 2025, com o objetivo de construir medidas, ações, projetos e políticas públicas voltadas à erradicação do racismo e à efetivação da vida digna e equidade para a população negra, quilombola, cigana e de terreiro.

O evento reuniu conselheiros nacionais, representantes do governo federal, movimentos sociais e integrantes de conselhos e poderes públicos municipais e estaduais, além dos ex-ministros da Igualdade Racial, Eloi Ferreira e Martvs Chagas. Os debates foram divididos em quatro painéis: “De onde viemos e para onde vamos”; “Democracia e Representatividade nos Poderes”; “Justiça Racial” e “Reparação”. A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, destacou a importância do evento para efetivar ações de reparação histórica e consolidar políticas afirmativas.

O seminário nacional também foi o pontapé inicial para a realização da 5ª Conapir e a convocatória para as conferências municipais e estaduais, etapas essenciais para a construção de propostas a serem levadas para a conferência nacional e a indicação dos representantes das unidades federativas. Esse momento histórico reforça o compromisso do Estado de Alagoas com a promoção da igualdade racial e a superação das desigualdades.

Botão Voltar ao topo