Mais de 160 instituições financeiras, juntamente com entidades parceiras, estão participando do mutirão para oferecer condições especiais de negociação para os consumidores. O Serasa também integra a ação por meio do Feirão Limpa Nome, facilitando ainda mais o acesso dos cidadãos endividados a soluções financeiras.
Para participar, é necessário ter uma conta prata ou ouro em uma instituição financeira participante. As dívidas que podem ser negociadas incluem aquelas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia, nem sejam dívidas prescritas. Os bancos oferecem opções como parcelamento da dívida, descontos e redução de taxas de juros, de acordo com suas políticas de crédito.
Além das negociações, os consumidores terão acesso a conteúdo gratuito sobre educação financeira, visando proporcionar uma relação mais saudável com suas finanças. Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban, destaca a importância de eventos como esse no combate à inadimplência e na prevenção do superendividamento.
As negociações podem ser feitas remotamente, pelos canais dos bancos e pela plataforma ConsumidorGovBr. Também é possível negociar presencialmente nos Procons participantes até sexta-feira, online no site ou aplicativo do Serasa, ou nas agências dos Correios, até o encerramento do feirão na sexta-feira.
Para mais informações sobre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, o passo a passo para negociar e a listagem das entidades participantes, os interessados podem acessar a página Meu Bolso em Dia Febraban. A oportunidade é única e vale a pena aproveitar para regularizar sua situação financeira de forma consciente.