ALAGOAS – Conferência Estadual LGBTQIA+ define delegados para etapa nacional e consolida propostas de políticas públicas em Alagoas

A 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ foi um marco para Alagoas, consolidando propostas de políticas públicas e elegendo 30 delegados para representar o estado na etapa nacional. O evento, promovido pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), reuniu representantes de diversas regiões, incluindo delegados eleitos em etapas regionais e municipais, conselheiros, servidores públicos, sociedade civil e convidados.

Realizada nos dias 27 e 28 de novembro em Maceió, a conferência contou com a presença de Cláudio Nascimento, fundador do Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro, que proferiu uma palestra sobre a importância do movimento LGBTQIA+ e das conferências para a construção de um projeto de governo representativo.

Os participantes debateram demandas e necessidades da população LGBTQIA+ e elaboraram diretrizes e recomendações para a consolidação de políticas públicas eficazes. Os temas foram discutidos em grupos de trabalho que abordaram quatro eixos principais: enfrentamento à violência LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da política nacional. As propostas aprovadas foram levadas para a plenária final e seguem para a etapa nacional.

Além disso, a conferência estadual elegeu 30 delegados, sendo 9 do poder público e 21 da sociedade civil, que representarão Alagoas na 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ em 2025. O evento contou com parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa.

Os delegados eleitos agora terão a responsabilidade de levar as propostas aprovadas para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá em Brasília entre 21 e 25 de outubro de 2025. O objetivo é continuar a construção de um plano nacional de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA+.

Sair da versão mobile