Uma novidade neste ano foi a inclusão dos contribuintes gaúchos na lista de prioridades devido às recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Dentre os prioritários, a maioria (88.246 contribuintes) informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda, o que garante prioridade no recebimento desde o ano passado.
Em segundo lugar na lista de prioridades estão 34.287 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos. Já em terceiro lugar, estão 8.898 contribuintes que têm como principal fonte de renda o magistério. Além disso, 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul também foram contemplados no lote de restituições.
Aqueles que não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridade são cerca de 73.151 contribuintes. Para saber se foram contemplados neste lote, os contribuintes podem consultar a página da Receita Federal na internet, no menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado diretamente na conta informada na declaração do Imposto de Renda ou na chave Pix do tipo CPF. Caso haja algum problema com a conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso não seja resgatado dentro desse prazo, é possível requerer a restituição através do Portal e-CAC.
Portanto, para os contribuintes que estão na malha fina e aguardam pela restituição, é importante ficar atento às informações e prazos para que o recebimento ocorra de forma correta e sem transtornos.