A citologia, realizada anualmente, tem como objetivo rastrear o câncer de colo de útero, diagnosticando lesões pré-malignas e malignas. O exame é feito com o auxílio de um espéculo, coletando células do colo endocervical para análise. Já a colposcopia é indicada quando a citologia apresenta alguma alteração, permitindo ao médico visualizar o colo do útero com a ajuda de um videocolposcópio.
A Dra. Camilla ressaltou a importância de manter os exames em dia para prevenir o câncer de colo de útero, o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil. Ela destacou que o tratamento precoce aumenta as chances de cura da doença, que é facilmente rastreável em sua fase inicial.
Para ter acesso aos exames no Hospital da Mulher, o agendamento e a regulação ocorrem através da Unidade Básica de Saúde municipal, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). No dia dos exames, a paciente deve apresentar a solicitação médica, RG e Cartão SUS.
Dessa forma, a conscientização sobre a importância dos exames preventivos e o acesso a esses serviços de saúde são fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres. É essencial seguir as orientações dos profissionais de saúde e realizar os exames de forma regular, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce de possíveis complicações.