O curso, que teve duração de oito horas, contou com a participação de 19 profissionais do Serviço de Motolância, que puderam aprimorar habilidades como equilíbrio, frenagem de emergência e pilotagem off-road. O instrutor e enfermeiro João Henrique Alvoravel Cavalcante destacou a importância do treinamento para garantir a eficiência e segurança no atendimento à população.
Durante o treinamento, os participantes enfrentaram terrenos acidentados e trilhas, simulando situações semelhantes às enfrentadas diariamente nas ruas. Para Monallyza Ferreira de Lacerda, enfermeira do Serviço de Motolância do Samu Alagoas, a experiência foi enriquecedora e fundamental para se adaptar à nova motocicleta e preparar-se diante de diferentes situações e terrenos.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a relevância do treinamento para garantir um atendimento seguro, eficaz e eficiente, mesmo em locais de difícil acesso. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância dos treinamentos para garantir um serviço ágil e eficiente no atendimento às urgências e emergências.
A coordenadora de enfermagem do Samu, enfermeira Juliana Tenório, destacou que o treinamento das equipes de motolância teve como principal objetivo melhorar a pilotagem, trazendo benefícios tanto para a população, que receberá atendimentos mais ágeis, quanto para as equipes, que poderão conduzir as motolâncias com ainda mais segurança.