BRASIL – “Instituto DM é lançado no Theatro Municipal de São Paulo para preservar legado de Danilo Santos de Miranda”

Na noite desta terça-feira (3), o salão nobre do Theatro Municipal de São Paulo foi palco do lançamento do Instituto Danilo Santos de Miranda (Instituto DM), uma iniciativa criada para impulsionar a arte e a cultura, além de preservar o legado de um dos maiores gestores culturais do país. Danilo Santos de Miranda, renomado sociólogo que liderou o Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo por mais de 40 anos, é reconhecido por sua atuação na promoção da inclusão cultural, na preservação da memória e no apoio às manifestações artísticas.

O Instituto DM ganha vida como um meio de perpetuar os ideais de democracia, ética, igualdade e cidadania, tão prezados por Miranda. Sua filha mais velha e diretora-geral do instituto, Talita Miranda, ressalta a importância da cultura e educação como ações permanentes integradas, destacando que, para o sociólogo, a educação é uma atividade intrinsecamente ligada à cultura e fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Após o falecimento de Danilo Santos de Miranda em outubro de 2023, surgiu naturalmente a ideia de criar o instituto, visto o vasto acervo deixado pelo gestor, composto por objetos de valor artístico, livros e obras de arte. Inicialmente, está prevista a criação de um espaço virtual para disponibilizar esse material, além da realização de palestras e seminários que disseminem o pensamento e a gestão cultural sob a ótica única de Miranda.

Com o objetivo de apoiar e promover projetos alinhados com os ideais de Danilo Santos de Miranda, o Instituto DM planeja, no futuro, selecionar iniciativas anuais que possam receber o selo e o suporte da entidade. A diretora-geral destaca que a proposta é propagar com firmeza e vigor a visão e os pensamentos do sociólogo, que se tornaram também uma inspiração para todos os envolvidos no instituto.

Para mais informações sobre o Instituto Danilo Santos de Miranda, acesse o site oficial em https://institutoidm.org.

Botão Voltar ao topo