A Juceal também tornou público a lista dos bairros da capital alagoana com o maior número de empresas registradas. Os dados revelam que Cidade Universitária lidera a lista, com 12.416 empresas ativas, seguida por Tabuleiro do Martins (9.878), Jatiúca (9.452), Benedito Bentes (9.338) e Jacintinho (7.959). Os bairros Centro, Clima Bom, Farol, Serraria e Ponta Verde também se destacam nesse cenário empresarial.
Por outro lado, os bairros Zona Rural, Mutange, Santo Amaro, Garça Torta, Pescaria, Guaxuma, Pontal da Barra, Fernão Velho, Jardim Petrópolis e Rio Novo apresentam os números mais baixos de empreendimentos.
Além disso, a Juceal informou que em Maceió há um total de 88.007 microempreendedores individuais (MEIs), 33.222 microempresas (MEs), 8.435 empresas de pequeno porte (EPPs) e 8.151 negócios sem porte definido. As principais áreas de atuação das empresas na capital alagoana são comércio, alojamento e alimentação, indústrias de transformação, serviços e transporte.
A pesquisa feita pela Juceal também revela que os segmentos com maior representatividade são o comércio varejista de artigos do vestuário, cabeleireiros e manicure, lanchonetes, promoção de vendas, restaurantes, minimercados, mercearias, fornecimento de alimentos, atividades de transporte e comércio de bebidas, entre outros.
A Junta Comercial é a instituição responsável pela abertura, alteração e fechamento de empresas em Alagoas e pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. A divulgação periódica desses dados demonstra a dinâmica econômica da capital alagoana e a forte presença do empreendedorismo local.