A expectativa é de um grande público no Maracanã, uma vez que o Fluminense reduziu o preço dos ingressos para este confronto decisivo. Ambas as equipes chegam em momentos difíceis, com o Fluminense sem vencer há seis jogos e o Cuiabá já rebaixado para a Série B, tendo conquistado apenas seis vitórias ao longo do campeonato.
Para o técnico Mano Menezes, o desafio será superar as ausências de Paulo Henrique Ganso, expulso no último jogo, e Felipe Melo, ainda suspenso. Por outro lado, o Cuiabá terá o retorno do zagueiro Bruno Alves, que estava suspenso.
A vitória do Flamengo sobre o Criciúma por 3 a 0 na última quarta-feira (4) contribui para facilitar a situação do Fluminense na luta contra o rebaixamento. Com o time catarinense estacionado nos 38 pontos, uma vitória do Fluminense sobre o Cuiabá praticamente garantiria a permanência na Série A e rebaixaria o Criciúma.
Caso não consiga a vitória ou o Bragantino vença seu duelo, o Fluminense terá que decidir seu futuro na última rodada, em um confronto difícil contra o Palmeiras fora de casa. A última rodada do campeonato também terá o confronto entre Bragantino e Criciúma em Bragança Paulista.