Essa iniciativa é de extrema importância, uma vez que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas, de acordo com a forma como o sangue é fracionado. Para participar da doação voluntária de sangue, é necessário atender a alguns critérios técnicos, como bom estado de saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de apresentar um documento de identificação com foto.
No entanto, existem restrições para a doação de sangue, como ter sido diagnosticado com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o que impede a realização da doação de forma permanente. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem doar sangue. Além disso, é importante não ter consumido bebidas alcoólicas antes da doação e aguardar 12 meses caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing.
Portanto, os voluntários que desejarem participar dessa ação do Hemoal devem estar atentos a essas orientações e comparecer ao local de coleta alimentados, evitando alimentos gordurosos. A doação de sangue é um gesto nobre que pode fazer a diferença na vida de várias pessoas, e a presença dos moradores do Litoral Norte nesse evento é fundamental para garantir o abastecimento dos bancos de sangue da região.
Portanto, se você atende aos requisitos e deseja contribuir com essa causa, não deixe de comparecer à Escola Municipal Afrânio Lages neste sábado e fazer a sua doação de sangue, que pode salvar vidas. A solidariedade e o comprometimento com o próximo são fundamentais para garantir que o sistema de saúde funcione adequadamente e consiga atender a todas as demandas da população.