Para iniciar a implementação da Una, um projeto-piloto será lançado na próxima quarta-feira (11) no estado do Rio de Janeiro. Os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma, que oferecerá uma série de funcionalidades para facilitar o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto.
Uma das principais vantagens da Una é a possibilidade de enviar documentos digitalizados e acompanhar ou remarcar agendamentos de forma simples e rápida. Além disso, a plataforma garantirá maior controle e segurança no atendimento ao utilizar protocolos autenticados na plataforma Gov.br e integrar processos eletrônicos e execução de tarefas.
Dentre os serviços que estarão disponíveis na plataforma para os cidadãos, destacam-se a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), solicitações relacionadas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), agendamento e esclarecimento sobre abono salarial, registro profissional e seguro desemprego.
Com a implementação da plataforma Una, espera-se uma melhoria significativa na eficiência e na comodidade do atendimento oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego aos cidadãos. A iniciativa representa um passo importante rumo à modernização dos serviços públicos e à adoção de tecnologias que facilitem o acesso dos brasileiros aos seus direitos trabalhistas.