BRASIL – Programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil vence Festival Ecocine com documentário sobre a preservação da última fronteira verde do DF.

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi o grande vencedor da 32ª edição do Festival Ecocine, um evento internacional de cinema ambiental e direitos humanos. O episódio intitulado “Cafuringa, a última fronteira verde do Distrito Federal” conquistou o prêmio de Melhor Documentário Média Metragem sobre Meio Ambiente.

Exibido em junho de 2023, o programa trouxe à tona a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, localizada nas proximidades da capital federal, como um ambiente de preservação e exemplo de cuidado com o Cerrado. O episódio abordou iniciativas como a reintrodução de animais apreendidos do tráfico, a presença de ecovilas sustentáveis e a atuação de brigadas voluntárias de incêndio na região.

O Cerrado, presente em 14 estados e no Distrito Federal, abriga mais de 130 mil nascentes e é uma das principais fontes de água do país, com o surgimento de oito das 12 bacias hidrográficas do Brasil.

A equipe do programa contou com a jornalista Marieta Cazarré na reportagem e na edição de texto, além da produção de Marieta e Tiago Bittencourt e edição de imagem de Jerson Portela. As imagens foram captadas pelos repórteres cinematográficos André Rodrigo Pacheco, Rogerio Verçoza e Osvaldo Alves, com apoio técnico de José Carlos Soares e Thiago de Souza. As artes foram desenvolvidas por Caroline Ramos e Alex Sakata.

O Caminhos da Reportagem, que vai ao ar todas as segundas-feiras às 23h na TV Brasil, está disponível sob demanda no TV Brasil Play. O Festival Ecocine, com mais de três décadas de existência, já exibiu mais de 1.150 obras e alcançou um público de 168 mil pessoas através de mostras presenciais e online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo