Durante o fórum, diversos temas foram discutidos, tais como infraestrutura, políticas fiscais e fontes de financiamento para projetos que fortaleçam o ambiente de negócios em Alagoas. O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, destacou a importância da proximidade e transparência fiscal em Alagoas, ressaltando o Rating do Contribuinte Arretado, um programa que reconhece e beneficia os bons contribuintes.
Além disso, Suruagy abordou os investimentos feitos no estado e a Capacidade de Pagamento (Capag), enfatizando que essas ações fortalecem a relação entre fisco e empresários. O presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Alexandre Mendonça, também destacou a relevância do evento como uma plataforma estratégica para impulsionar o desenvolvimento do estado, fortalecer empresas locais, gerar empregos e aumentar a arrecadação estadual.
O fórum contou com a presença de diversas lideranças empresariais e institucionais, como o presidente da Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), Almir Rogério da Silva, e o assessor executivo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Julio Zorzal. Ao longo do evento, foram realizados painéis sobre infraestrutura, com a participação de autoridades como o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, e sobre fontes de recursos financeiros, com a presença do presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve-AL), Eduardo Brasil, entre outros.
O Fórum Alagoano pela Competitividade se consolidou como um espaço importante para debater questões estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado, fortalecendo parcerias e contribuindo para a criação de um ambiente favorável ao crescimento das empresas e geração de empregos em Alagoas.