O estudo, que ouviu 1.461 pessoas entre os dias 2 e 4 de dezembro, revelou que 52% dos entrevistados têm a intenção de viajar, enquanto 29% planejam gastar a mesma quantia que no ano passado e 13% desejam gastar menos. As cidades litorâneas foram apontadas como os destinos mais populares entre aqueles que pretendem viajar.
Segundo o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, os jovens são os que mais desejam passar o fim do ano fora de suas cidades, com 58% indicando interesse em viajar. Meirelles destacou que os brasileiros estão conseguindo investir mais em viagens de férias este ano, incluindo as classes C e D, que também desejam aproveitar as festas de fim de ano longe de casa.
A pesquisa também mostrou que 57% dos entrevistados preferem buscar cidades com praia para o fim de ano, enquanto 18% optam por destinos urbanos maiores fora do litoral. A escolha de locais de hospedagem varia, sendo que 49% pretendem ficar em hotéis ou pousadas, 24% alugarão casa ou apartamento, e 16% ficarão em casa própria, de amigos ou familiares.
Em meio ao cenário de retomada do turismo, as perspectivas para as viagens de fim de ano são positivas, com a maioria dos brasileiros demonstrando interesse em explorar novos destinos e aproveitar as festividades longe de casa.