ALAGOAS – “Audiências concentradas reúnem 90 socioeducandos em Alagoas em iniciativa do CNJ para agilizar processos judiciais em 2024”

No último ciclo de audiências concentradas de 2024, o Sistema Socioeducativo de Alagoas recebeu um total de 90 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa, promovida pela 1ª Vara Criminal da Capital – Infância e Juventude, integra o programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de dar celeridade aos processos judiciais.

Durante as audiências, que contaram com a presença de promotores de Justiça, defensores públicos, equipes técnicas e familiares dos socioeducandos, o juiz Vinícius Garcia destacou a importância desse tipo de ação para avaliar de forma mais precisa a situação de cada adolescente. Segundo o magistrado, as audiências concentradas permitem uma análise mais aprofundada dos casos, possibilitando avaliar o melhor caminho a ser seguido dentro da medida socioeducativa.

Para Vinícius Garcia, ter 90 socioeducandos participando das audiências é um marco significativo para o Sistema Socioeducativo em Alagoas, representando um avanço na avaliação e acompanhamento dos processos socioeducativos. O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, ressaltou que as audiências concentradas impactam positivamente na vida dos adolescentes, promovendo uma maior aproximação entre o sistema de Justiça e os responsáveis pela execução das medidas socioeducativas.

Ao promover essas audiências concentradas, o CNJ visa garantir uma maior eficiência e qualidade na aplicação das medidas socioeducativas, contribuindo para a reintegração dos adolescentes à sociedade e ao convívio familiar. A participação ativa dos diversos atores envolvidos nesse processo demonstra o compromisso das autoridades em garantir que os socioeducandos tenham seus direitos humanos respeitados e recebam o acompanhamento adequado para sua reintegração social.

Sair da versão mobile