O Cartão Escola 10 consiste em pagar uma bolsa mensal para os estudantes da rede estadual, tanto para ensino regular quanto para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o objetivo de manter os alunos em sala de aula, o programa estabelece critérios como 90% de frequência para receber a bolsa. Além disso, os alunos concluintes do ensino médio e EJA recebem uma bolsa conclusão de R$ 2 mil.
Uma das maiores conquistas do Cartão Escola 10 foi a recuperação de mais de 40 mil alunos que haviam evadido durante o período de pandemia, representando um aumento de 30% no número de estudantes em um ano. Esse sucesso no combate à evasão escolar foi elogiado pelo governador Paulo Dantas, que destacou a importância do programa não apenas para a educação, mas também no combate à extrema pobreza em Alagoas.
Além disso, o Cartão Escola 10 foi fundamental para o aumento de índices educacionais em Alagoas, como o Ideb e a nota do Saeb, além de contribuir para que o estado alcançasse as metas do Plano Nacional de Educação. O programa foi reconhecido com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou que Alagoas tem avançado significativamente na área da Educação, e o Governo Paulo Dantas entra para a história como o que mais investiu nesse setor. O Cartão Escola 10 se destaca como um dos programas de sucesso, beneficiando mais de 300 mil estudantes e transformando suas vidas, como nos relatos de alunos que já têm planos de investimentos futuros com a bolsa recebida.