ALAGOAS – Sesau garante acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV para trabalhadores expostos a material biológico em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou hoje que está garantindo o acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV para trabalhadores expostos a material biológico. A PEP é um tratamento antirretroviral que deve ser iniciado no máximo em 72 horas após a exposição, e é uma estratégia essencial de prevenção contra o vírus da Aids.

A Sesau vem qualificando equipes de unidades da rede estadual e municipal para oferecer a PEP, em parceria com a Gerência do Núcleo de Atenção à Segurança e a Saúde do Trabalhador (GNASST). A descentralização da execução da PEP tem como objetivo ampliar o acesso a esse tratamento de urgência para trabalhadores que lidam com material biológico, tanto na área da saúde quanto em outras áreas de atuação.

Ao longo deste ano, a Sesau coordenou a expansão da oferta de PEP para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospitais Regionais e unidades Pré-hospitalares em diversas localidades de Alagoas. Segundo a coordenadora estadual do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesau, Hillary Gabriela, essa iniciativa representa um avanço significante na ampliação do serviço, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente aos trabalhadores expostos.

Diversas unidades de saúde em Alagoas, como o Hospital Regional da Mata, o Hospital da Mulher e a UPA Noel Macedo, já estão aptas para oferecer a PEP. Outras unidades, como o Hospital Regional do Norte, o Hospital Regional do Alto Sertão e as UPAs de Penedo e Maragogi estão em processo de implementação do serviço.

A Profilaxia Pós-Exposição é indicada em casos de acidentes de trabalho envolvendo material biológico, como contato com fluidos orgânicos ou sangue. A Sesau continuará trabalhando para garantir a implementação eficiente da PEP em todas as unidades de urgência e emergência do estado, promovendo o acesso integral aos trabalhadores e a redução de riscos. Junto com os municípios e a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, serão oferecidos serviços de testagem rápida, capacitação de equipes e acompanhamento clínico do trabalhador durante todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo