A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou da última reunião de 2024 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Brasília nesta quarta-feira. Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações realizadas ao longo do ano e também iniciado o planejamento para 2025. Alagoas se destacou pelos avanços no Programa de Informatização SUS Digital e por iniciativas inovadoras que contribuíram para a melhoria da assistência à saúde.
Um dos pontos de destaque foi a digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, que permitiu que os 102 municípios do estado utilizassem a telemedicina. Essa iniciativa proporcionou uma maior agilidade e assertividade no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Além disso, o Hospital do Coração Alagoano, localizado em Maceió, foi o primeiro da rede pública de saúde do estado a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de rim, fígado e coração.
Na reunião, o secretário-executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, representou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacando os avanços alcançados em 2024. Correia ressaltou a inauguração de novas unidades de saúde e o compromisso em seguir avançando, conforme as diretrizes do governador Paulo Dantas e do secretário Gustavo Pontes de Miranda.
Por sua vez, o secretário Gustavo Pontes de Miranda afirmou que a Sesau continuará empenhada em melhorar a assistência à população alagoana em 2025. Ele destacou o programa “Saúde até Você”, coordenado pela médica Júlia Britto, como uma das ações que serão intensificadas no próximo ano. O governo de Paulo Dantas segue trabalhando para aproximar os serviços de saúde da população e garantir um atendimento de qualidade a todos os cidadãos do estado.