Essas ações de combate ao furto de cabos estão sendo intensificadas em Alagoas com o intuito de conscientizar a população sobre os principais impactos desse crime. O Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, explicou os prejuízos causados pelos furtos, ressaltando que o restabelecimento de energia que poderia ser feito em segundos pode levar horas devido a essas ações criminosas. Isso afeta diretamente residências, hospitais, comércios e outros setores essenciais.
Além dos impactos na normalização do serviço, o furto de cabos representa um perigo para a população, já que muitas vezes é realizado por indivíduos sem preparo, autorização e equipamentos de proteção, aumentando o risco de acidentes fatais por descargas elétricas.
A Equatorial Alagoas destaca a importância da fiscalização e comercialização dos materiais furtados, lembrando que o furto de cabos de cobre ou alumínio e equipamentos da rede elétrica configuram crime. É fundamental que os comerciantes de sucata mantenham registros detalhados das transações, conforme previsto na Lei nº 13.344/2016, auxiliando no rastreamento da origem dos materiais.
Para denunciar casos de furto de cabos ou ligações clandestinas, a população pode entrar em contato anonimamente com a Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96 ou pelo site da Equatorial Alagoas, na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Com essas ações e parcerias, a Equatorial Alagoas reforça seu compromisso com a segurança, o combate à criminalidade e a garantia de um serviço de qualidade para a população alagoana.