ALAGOAS – “Educação avança no Ensino Médio Integral: resultados do seminário do MEC mostram progressos significativos em Alagoas”

No último dia 17, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas marcou presença em um seminário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para discutir os avanços do Ensino Médio Integral. O evento, realizado no luxuoso Hotel Windsor, em Brasília, contou com a participação de representantes do governo alagoano, como a secretária-executiva de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório, o gerente especial do Fortalecimento da Educação Integral e Complementar do Ensino Médio, Erivaldo Valério, a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Francisco Leão, Lilian Ferrari, e a estudante Jêiza Pâmela da Silva.

Durante o seminário, Alagoas teve a oportunidade de apresentar os resultados alcançados com a implementação do modelo de ensino integral, destacando o Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei) como um exemplo de sucesso. O estado foi elogiado por sua singularidade e inovação na área educacional, sendo o único no país com um modelo próprio de ensino integral.

Os resultados positivos apresentados por Alagoas incluem o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a apropriação do currículo pelas escolas de forma alinhada às demandas locais e nacionais, o fortalecimento da gestão local e o protagonismo juvenil. Esses avanços refletem o compromisso do estado em oferecer uma educação mais inclusiva e transformadora.

O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, criado em 2016, visa apoiar os sistemas de ensino público na ampliação da jornada escolar e na formação integral e integrada dos estudantes do ensino médio. Alagoas tem se destacado como um exemplo a ser seguido, contribuindo para o avanço da educação pública em tempo integral no país.

A participação da Seduc no seminário do MEC foi fundamental para reforçar o papel de Alagoas como referência em educação integral no ensino médio. A união entre educadores, gestores, escolas e equipes técnicas tem sido determinante para alcançar esses resultados, consolidando um modelo de ensino público que não só oferece qualidade, mas também transforma vidas e promove o desenvolvimento social.

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