ALAGOAS – Escolas indígenas Xukuru Kariri concluem capacitação do Proerd em projeto de segurança no interior de Alagoas.

Na última quarta-feira, dia 18 de dezembro de 2024, seis escolas estaduais indígenas localizadas no interior de Alagoas concluíram a capacitação promovida pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de formatura aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas, em Palmeira dos Índios, e contou com a presença de autoridades e representantes das comunidades escolhidas.

As escolas selecionadas atendem ao povo Xukuru Kariri, da região de Palmeiras dos Índios, e estão localizadas nas Aldeias Fazenda Canto, Coité Kandaú, Mata da Cafurna, Mãe Indígena Serra do Capela, Serra do Amaro e Boqueirão. A iniciativa de ampliação do Proerd para municípios do interior de Alagoas vem sendo desenvolvida em parceria com os batalhões da Polícia Militar locais, visando alcançar um maior número de escolas e crianças.

A solenidade de conclusão da capacitação foi prestigiada pela gerente estadual do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, e pelo superintendente Estadual dos Povos Originários, Maynamy José, além de representantes do 10º Batalhão e lideranças indígenas das comunidades beneficiadas. A presença de militares capacitados nos próprios batalhões facilita a promoção das palestras e cursos do Proerd, evitando a necessidade de deslocamento de equipes da capital.

O Proerd atua em Alagoas desde 2002 e já beneficiou mais de 498 mil alunos no estado, sendo reconhecido como referência em outros estados do país. Em 2023, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas em mais de 130 instituições de ensino em todo o estado. O programa também participou de capacitações em estados como Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul, fortalecendo sua atuação e impacto na prevenção ao uso de drogas e violência entre crianças e jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo