Essas maratonas fazem parte do Circuito Alagoano Secti-Fapeal de Inovação, que visa reunir estudantes e profissionais interessados em empreendedorismo para propor soluções inovadoras para problemas reais. Em 2024, foram realizadas cinco maratonas e dois desafios de inovação, abordando temas como objetivos de desenvolvimento sustentável, Economia Criativa, segurança do trabalho, games, moda e educação.
Esses eventos foram reconhecidos como finalistas em um concurso nacional promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo uma das 45 propostas finalistas dentre as 76 inscritas em todo o Brasil. O Prêmio PI nas Escolas destaca iniciativas que promovem o ensino da propriedade intelectual desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.
O coordenador do Circuito Alagoano de Inovação, professor Hérmani Magalhães, ressaltou a importância dessas maratonas para o ecossistema de inovação de Alagoas. Ele destacou que as iniciativas buscam interiorizar os eventos de inovação e capacitar estudantes do interior para oportunidades de acesso a editais de subvenção econômica e empreendedorismo.
O diretor-executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente Lima, enfatizou a relevância do prêmio para a promoção da inovação, especialmente no ambiente acadêmico. Ele destacou que as maratonas têm atraído a atenção de escolas do Ensino Médio, o que tem ampliado o alcance e a importância dessas iniciativas.
O sucesso das Maratonas de Inovação em Alagoas demonstra o potencial do estado em fomentar a inovação e o empreendedorismo, destacando-se em âmbito nacional e fortalecendo o ecossistema de inovação local.