ALAGOAS – Profissionais de hospital alertam motoristas sobre perigos do álcool no trânsito nas festas de fim de ano.

Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste, localizado em Arapiraca, estão em alerta às vésperas das festas de fim de ano. A preocupação se deve à combinação perigosa de álcool e direção, que tem aumentado o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, de pacientes que necessitam de atendimento na unidade de saúde.

De acordo com dados do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do hospital, entre julho e novembro deste ano, foram realizados 34.010 atendimentos. Deste total, 6.334 pacientes foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria dos casos relacionados a motocicletas, com 3.789 registros.

O diretor-médico do hospital, Vanderly Rezende, alerta a população sobre os perigos de dirigir sob o efeito de álcool. Além de ser considerado crime, a prática coloca em risco a vida das pessoas. Mesmo com campanhas educativas ao longo do ano, ainda há pessoas que insistem em ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, resultando em acidentes graves.

Durante as festas de Natal e Réveillon, a diretora-geral do hospital, Bárbara Albuquerque, ressalta a importância do bom senso e da conscientização. Ela orienta que, se for consumir bebidas alcoólicas, opte por táxi ou carro por aplicativo. Além disso, caso um amigo esteja embriagado, é fundamental tirar as chaves do veículo e designar um motorista sóbrio, que não irá beber na festa.

Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste também destacam a importância do uso de equipamentos de segurança, como capacete para motociclistas e cinto de segurança para motoristas de carros e caminhões. A prática da direção defensiva e a atenção redobrada nas ultrapassagens e cruzamentos são fundamentais para evitar acidentes e consequências graves.

Em meio às celebrações de fim de ano, a mensagem principal é a prevenção. A equipe de saúde está preparada para atender a demanda, porém, o objetivo é alertar para que as pessoas evitem se arriscar e se mantenham seguras durante as festividades, a fim de evitar acidentes e possíveis tragédias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo