ALAGOAS – Rede estadual de ensino tem três projetos selecionados para Febrace-USP, maior feira de iniciação científica do país

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, foi divulgado que a rede estadual de ensino teve três projetos selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), que ocorrerá em março de 2025. As escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, Benedita de Castro Lima e Rosalvo Lobo, ambas de Maceió, foram as escolhidas para representar Alagoas no evento.

Os projetos selecionados chamam a atenção pelo caráter sustentável, uma vez que buscam soluções eco-friendly para diferentes necessidades. O projeto da Escola Izaura Antônia de Lisboa consiste na produção de tijolos ecológicos a partir das cascas de amendoim. Já a Escola Benedita de Castro Lima desenvolveu um processo para criar papel biodegradável a partir do bagaço da cana-de-açúcar. E a Escola Rosalvo Lobo apresentará um método de produção de membrana biodegradável a partir do amido da casca da mandioca, utilizando o extrato do barbatimão para curativos.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Lisboa, comemorou o reconhecimento dos projetos das escolas estaduais. Segundo ele, nos últimos anos a Seduc tem trabalhado para incentivar a iniciação científica nas escolas, e o programa Professor Mentor tem sido fundamental nesse processo.

Os estudantes e professores envolvidos nos projetos selecionados também comemoraram a oportunidade de representar Alagoas e a rede estadual na Febrace. A expectativa é mostrar o potencial das escolas e do Estado durante o evento, que é uma das maiores feiras de ciências do Brasil.

Além disso, os projetos já foram premiados em feiras e exposições científicas em Alagoas, como a Mocitepial e o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino. Os professores envolvidos também receberam reconhecimento, o que demonstra a qualidade e relevância dos projetos desenvolvidos nas escolas da rede estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo