Durante a visita, a comitiva conheceu as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) Tipo 3 do Trapiche da Barra, onde está localizado o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
O objetivo da visita do GSI a Alagoas é discutir a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral no estado. Durante o encontro, foram apresentados o novo sistema de videomonitoramento, que inclui câmeras estrategicamente posicionadas em Maceió e Arapiraca, bem como totens com câmeras e botão de pânico.
O secretário da SSP, Flávio Saraiva, destacou a parceria entre o Estado e a União no enfrentamento à violência e ao crime organizado. Ele ressaltou a importância da integração das equipes operacionais e administrativas para o desenvolvimento de projetos significativos, como o novo videomonitoramento.
Além disso, a comitiva elogiou o serviço coordenado pela SSP de Alagoas, destacando a possibilidade de integração com outros sistemas federais para ampliar o trabalho de combate à criminalidade. O capitão dos Portos de Alagoas, capitão de fragata Rodrigo Garcia, ressaltou a importância do monitoramento da fronteira marítima.
A visita técnica também incluiu a inspeção do Centro Integrado de Segurança Pública do Tipo 3, que abriga o Bope e conta com a presença do comandante da unidade e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. A construção do Cisp foi possível através de uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral segue o Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, e busca combater as organizações criminosas e a criminalidade transnacional. A comitiva do GSI permanecerá em Alagoas até sexta-feira, quando está prevista uma reunião no Porto de Maceió.