O Fórum Perinatal é um espaço importante de diálogo que contribui para a construção de conhecimento coletivo e educação em saúde. A iniciativa visa promover estratégias e evidências que garantam a participação dos representantes de alto nível técnico e político, sensibilizando os atores estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de aprimorar a assistência ao parto e nascimento.
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar a palestra sobre a Estratégia Qualineo, ministrada pela tutora do Método Canguru do Centro de Referência Estadual da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), a terapeuta ocupacional Manuela Lima. A palestra abordou a execução e os benefícios da estratégia para a assistência aos bebês internados em maternidades de alto risco.
A coordenadora Estadual do Método Canguru, Sirmani Frazão, ressaltou a importância da Estratégia Qualineo, um método do Ministério da Saúde para redução da mortalidade neonatal. Segundo ela, a qualificação dos cuidados e assistência aos bebês é fundamental para que saiam do hospital de forma saudável, sem sequelas. O monitoramento das ações é essencial, uma vez que é baseado em indicadores a nível nacional.
Em Alagoas, a Maternidade Escola Santa Mônica (EMSM) e o Hospital Universitário (HU) estão sob monitoramento do Ministério da Saúde. Através dos dados obtidos nessas unidades, são criadas estratégias para monitorar a qualidade da assistência. Sirmani Frazão destacou que, desde 2021, alguns indicadores têm apresentado melhorias significativas, como o aumento do contato pele a pele entre mãe e bebê, passando de 40% para 80% em 2024.
O Encontro do Fórum Perinatal foi uma oportunidade para os profissionais de saúde compartilharem conhecimentos e experiências, além de se atualizarem sobre as práticas e estratégias mais recentes na área perinatal. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde reforça o compromisso com a promoção da saúde materno-infantil e a melhoria contínua da assistência prestada aos recém-nascidos e suas famílias em Alagoas.