Câmara Municipal de Maceió aprova requerimento para realização de Audiência Pública sobre proibição de estacionamento na orla

Na última quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Maceió aprovou um requerimento do vereador Leonardo Dias, do partido PL, para a realização de uma Audiência Pública. O objetivo da audiência é discutir os impactos econômicos e sociais da proibição de estacionamento na orla da capital alagoana, causada pela instalação da chamada faixa verde.

Para Leonardo Dias, essa audiência é essencial para possibilitar uma ampla discussão envolvendo todos os segmentos da sociedade. O vereador busca encontrar soluções que equilibrem a mobilidade urbana com os interesses da população local.

Desde que as alterações na orla da Ponta Verde foram anunciadas, houve manifestações de preocupação por parte de ambulantes, empresários e moradores da região. Essa divergência de opiniões gerou reações diversas entre os moradores, comerciantes e frequentadores do local, com entidades representativas dos setores de bares, restaurantes, turismo, hotelaria, comércio e serviços expressando preocupações com possíveis prejuízos econômicos decorrentes da proibição de estacionamento.

Em resposta às críticas, a Justiça de Alagoas emitiu uma decisão liminar em 17 de dezembro de 2024, determinando a suspensão imediata das alterações no trânsito da Avenida Silvio Carlos Viana. Além disso, a decisão incluiu a paralisação das obras em andamento e a revisão das regulamentações que proibiam o estacionamento na via.

Diante desse cenário, o vereador Leonardo Dias também solicitou o cancelamento das multas aplicadas aos motoristas durante o período em que as alterações estiveram em vigor. Para o vereador, a realização da Audiência Pública é crucial para discutir os impactos econômicos e sociais da proibição de estacionamento na orla da cidade. A audiência permitirá debater os efeitos das medidas no comércio local, turismo e qualidade de vida dos moradores, além de ouvir as demandas e sugestões da população, empresários e trabalhadores afetados, avaliando alternativas que conciliem a mobilidade urbana, a prática de atividades físicas e o desenvolvimento econômico da região.

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