ALAGOAS – Resultado dos editais do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais é divulgado com participação de 90 inscritos.

No dia 20 de dezembro de 2024, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) divulgou a lista com os cadastros para os editais Agroecologia e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PROPSA). Essa iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), teve a participação de cerca de 90 interessados.

O Programa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis que contribuam para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a conservação dos recursos naturais. Os selecionados terão direito a uma remuneração em dinheiro que varia de R$ 5 a 30 mil para o edital de Agroecologia e de R$ 20 a 80 mil para o de RPPNs.

Após o término das inscrições, os participantes devem ficar atentos às próximas etapas do processo seletivo. Os resultados foram divulgados no dia 20 de dezembro, e o prazo para recursos é nos dias 21 e 22 de dezembro. Já o resultado final documental está previsto para o dia 23 de dezembro. Os interessados podem conferir a lista parcial de selecionados através do link fornecido.

Uma equipe técnica do IMA/AL iniciará a fase de monitoramento com visitas aos selecionados, verificando se as atividades estão de acordo com o Plano de Ação proposto. Caso sejam identificadas diferenças em relação ao que foi apresentado nos Planos de Ação, os casos serão revisados, e ajustes poderão ser propostos.

Após as visitas, será divulgada a lista final de selecionados, e estes serão convocados para assinatura do contrato formal com o IMA/AL. Os interessados em participar do programa e acompanhar futuros editais podem acessar o Portal PSA, onde encontrarão informações detalhadas sobre o processo de credenciamento, que é realizado de forma contínua e online.

Dessa forma, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais segue incentivando práticas sustentáveis e promovendo a conservação dos recursos naturais em Alagoas.

Sair da versão mobile