Essa diminuição nas doações é motivo de preocupação para o Hemorio, localizado no centro da capital, pois é nesse momento que geralmente há um aumento no volume de acidentes. Ana Ester Carlos, assistente social do Hemorio, ressalta a importância das doações nesse período, destacando que a demanda por sangue tende a aumentar devido aos acidentes causados pelo aumento de pessoas viajando e saindo de casa.
Considerado o segundo maior hemocentro do Brasil, o Hemorio é líder em número de doadores voluntários. Segundo o órgão, a unidade recebe em média entre 250 e 300 doadores por dia e, somente de janeiro a novembro deste ano, foram registradas mais de 82 mil doações. A previsão é encerrar o ano com pelo menos 92 mil doações, uma vez que cada doação pode salvar até quatro vidas.
Os estoques de sangue do Hemorio abastecem os bancos de sangue de 130 unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Diante da atual situação, o Hemorio alerta para as graves consequências que podem surgir caso os estoques de sangue não sejam suficientes, como o adiamento de cirurgias e o comprometimento do tratamento de pacientes internados.
Fundado em 1943, o Hemorio é referência nacional em doação de sangue e atualmente é o hospital que mais atende pacientes com doença falciforme em todo o mundo. Para se tornar um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Além disso, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.
Para mais informações sobre a doação de sangue, os interessados podem entrar em contato com o Disque Sangue, no telefone (21) 3916-8310, ou acessar as redes sociais do Hemorio, que estará funcionando para doações em todos os dias, com exceção do dia 1º de janeiro. A contribuição de cada doador é essencial para salvar vidas e garantir a continuidade dos tratamentos de saúde no estado do Rio de Janeiro.