Com atividades das 8h às 11h em 29 praias fluminenses, o Projeto Botinho visa à formação de jovens cidadãos mais conscientes, com instruções sobre as condições do mar, exercícios físicos na areia, primeiros socorros e conservação ambiental. Segundo o CBMerj, as ações são voltadas para a interação social e prevenção a afogamentos, sendo referência nacional e internacional.
Os responsáveis interessados devem realizar as inscrições pelo site oficial do projeto, preenchendo a ficha com os dados dos menores até o dia 9 de janeiro. Após a confirmação da inscrição através de e-mail, a entrega dos documentos exigidos, como atestado médico, deve ser feita entre os dias 2 e 9 de janeiro para garantir a vaga.
O secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles, destaca a importância do Projeto Botinho na formação de multiplicadores da prevenção a afogamentos e preservação da natureza. Já o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, ressalta o compromisso da entidade com os valores e objetivos da iniciativa. O Botinho é mais do que uma colônia de férias, é um projeto que salva vidas e promove a conscientização das novas gerações.