As unidades do Hemocentro de Alagoas em Arapiraca e Maceió estarão abertas das 7h às 13h no dia 24 de dezembro, fechando no dia 25, feriado de Natal. No entanto, os Núcleos de Dispensação de Sangue permanecerão em funcionamento, fornecendo hemocomponentes essenciais para hospitais e maternidades.
Os alagoanos que desejam se candidatar à doação de sangue têm a oportunidade de fazê-lo até o dia 24 de dezembro, comparecendo às Unidades Trapiche e Via Expressa em Maceió, ou Eldorado em Arapiraca. Para realizar a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.
Existem alguns critérios de impedimento para a doação de sangue, como ter contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Além disso, pessoas que tenham feito tatuagens, maquiagem definitiva ou colocado piercing recentemente, estão temporariamente impedidas de doar sangue.
A doação de sangue é um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas. Portanto, é fundamental respeitar os critérios de saúde e seguir as orientações do Ministério da Saúde para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. A contribuição de voluntários é essencial para manter os estoques de sangue em níveis adequados e atender às demandas dos hospitais e unidades de saúde.