BRASIL – Transpetro finaliza negociação comercial para aquisição de quatro navios da classe Handy, aumentando capacidade logística em 25%

A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou nesta segunda-feira (23) que finalizou a etapa de negociação comercial com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ), para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto. Essa negociação resultou em um preço final de US$ 69,5 milhões por embarcação, totalizando um investimento significativo por parte da empresa.

A assinatura do contrato para a aquisição desses navios está prevista para o início de 2025, juntamente com o lançamento de um novo edital para a compra de oito navios gaseiros. Essa movimentação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25) e representa um marco importante para a empresa, que busca fortalecer sua capacidade logística e aumentar o transporte de derivados na costa brasileira.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou a importância desse programa para a empresa, ressaltando que ele contribuirá para o desenvolvimento do país, além de garantir uma redução na exposição aos custos de afretamento e nas oscilações do mercado. Com a retomada da aquisição de navios no Brasil após uma década sem novas contratações, a Transpetro projeta um aumento de pelo menos 25% em sua capacidade logística.

Os navios da classe Handy adquiridos pela empresa foram projetados para oferecer maior eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Eles poderão operar com bunker ou biocombustíveis, o que representará uma redução de 30% nas emissões em comparação aos atuais navios da frota.

Além dos Handy, a Transpetro também planeja adquirir gaseiros e embarcações de médio porte, totalizando 25 navios no Programa TP 25. A empresa prevê futuras licitações para a compra de mais navios, ampliando assim sua capacidade de transporte e modernizando sua frota para atender às demandas da Petrobras e do mercado nacional e internacional de transporte marítimo.

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