Essas chuvas devem persistir até a próxima segunda-feira (30), com destaque para as regiões do estado de São Paulo, chegando até a divisa com Minas Gerais. A previsão aponta que o acumulado de precipitação pode ultrapassar os 100 mm em 24h nesses locais.
Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu um estado de alerta para a capital e outras cidades da região metropolitana, litoral e interior. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves, mas pontos de alagamento já foram identificados. Nas demais mesorregiões do estado, também são esperadas pancadas de chuva e trovoadas ocasionais, devido à chegada de novas áreas de baixa pressão vindas do sul do país e a influência de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul.
A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo, Enel, reportou que 38 mil imóveis ficaram sem energia, sendo a maioria na capital, totalizando 26.587 residências afetadas. Com a previsão de chuvas intensas nos próximos dias, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar possíveis transtornos.