ALAGOAS – Nova escola estadual em Feira Grande ampliará oferta de ensino médio a partir de 2025, suprindo demanda reprimida por vagas.

No dia 26/12/2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou uma importante novidade para o município de Feira Grande: a ampliação da oferta de ensino médio a partir do ano letivo de 2025. Além da reforma da tradicional Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, o Estado irá inaugurar uma nova escola que promete suprir uma demanda reprimida por vagas no ensino médio na região.

A Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, que completou 70 anos no último dia 20, passou por uma grande reforma que incluiu melhorias em sua estrutura, como pintura, reconstrução do telhado, melhorias no piso, na cozinha e climatização das salas de aula. Além disso, a construção da nova escola de ensino médio na região vai desafogar a antiga escola, que atualmente atende 1.191 alunos distribuídos em 20 turmas de ensino médio.

A nova escola, que tem previsão para começar a funcionar em 2025, contará com 12 salas e um investimento de R$ 12,5 milhões. A instituição irá oferecer ensino médio integral de nove horas, com 360 vagas disponíveis para a pré-matrícula online das turmas da 1ª série do ensino médio.

A construção da nova escola chama atenção pelo seu método inovador, que utiliza módulos tridimensionais executados com pilares e vigas metálicas em aço galvanizado, piso de concreto, revestimento externo por painéis pré-moldados em concreto e cobertura em telhas metálicas. Essa tecnologia garante rapidez na obra e gera menos resíduos em comparação com os métodos convencionais de construção.

A nova unidade de ensino em Feira Grande faz parte do programa Escola do Coração, que prevê a construção de 57 novas escolas de 12 salas em todo o Estado, com um investimento total de R$ 500 milhões. Essa iniciativa representa o maior investimento em construção de escolas dos últimos 24 anos, beneficiando cerca de 57.800 estudantes em Alagoas. Quatro unidades já foram entregues em outros municípios, como Junqueiro, Senador Rui Palmeira, Delmiro Gouveia e Maceió.

Sair da versão mobile