Além dos seis navios de cruzeiro autorizados, a Capitania dos Portos também está inspecionando entre 200 e 300 embarcações de menor porte, como barcos de esporte, turismo náutico e transporte de passageiros, que desejam ancorar próximo à praia durante a festa de réveillon. Para participar da festa, as embarcações interessadas devem solicitar a inspeção à Capitania dos Portos e passar por um processo que envolve verificação de documentos, itens de segurança e lotação de cada embarcação.
O comandante Luciano Calixto, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, ressaltou a importância da inspeção e da segurança dos condutores das embarcações. No dia 31, antes de se aproximarem de Copacabana, os condutores serão submetidos a testes de bafômetro. Aqueles que apresentarem resultado negativo receberão uma pulseira de zero álcool e poderão navegar durante a festa.
Além disso, a Capitania dos Portos também está inspecionando as dez balsas responsáveis pela queima de fogos que durará 12 minutos, a partir da meia-noite. As balsas ficarão mais próximas da praia, seguidas pelos rebocadores, barcos de apoio e embarcações da Marinha. Os seis navios de cruzeiro autorizados ficarão mais distantes da praia, permitindo que os passageiros desfrutem de uma vista privilegiada da festa de réveillon em Copacabana.